Já ficou perdido com o número de processos, documentos e contas necessárias para manter o sistema tributário da sua empresa em ordem? Definitivamente, a saúde financeira da sua empresa passa por uma complexa burocracia, em uma busca constante da melhor forma de lidar com os tributos, poupar caixa e abrir margem? Mas, você não pode simplesmente ignorar essa parte. Afinal, problemas com o fisco resultam em altas multas e outras punições ainda piores.
A vida do empreendedor com certeza não é fácil, mas por sorte sempre pode contar com ajuda especializada para ajudar em todas as questões tributárias e fiscais. E, o melhor, sem precisar contratar pessoal ou gastar com treinamentos. Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo?
Mas, é verdade. Para isso existe a consultoria fiscal. Continue a leitura para descobrir tudo sobre essa solução!
O que é uma consultoria fiscal?
De forma simples, a consultoria fiscal é um serviço prestado por profissionais especializados na área e com grande experiência neste campo. Esse serviço, externo e independente, tem como objetivo cuidar de todo o fisco de sua empresa. Analisa toda a situação financeira e coloca-a em ordem.
Ajuda as empresas que já possuem problemas com o fisco, garantindo o cumprimento da legislação e até mesmo na defesa do caso. Além disso, planeja todo o pagamento de tributos e estuda formas de reduzir a carga fiscal imposta. Sim, com uma análise profunda e de qualidade, as despesas da corporação com a quitação de impostos diminuem. É apontada a melhor forma de apuração e preservação caixa, evitando gastos desnecessários.
Quais são as funções de uma consultoria fiscal?
O sistema de tributos nacional é complexo, cheio de minúcias e detalhes importantes, que variam de acordo com a atividade da empresa e até mesmo com a região. Então, não há como a lista de atividades realizadas pela consultoria fiscal não ser extensa:
- perícias técnicas;
- apuração e revisão de preços praticados;
- defesas https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrativas;
- controle e gestão financeira.
E, é só o começo. Mas, fique tranquilo que abordaremos apenas os pontos centrais aqui. Começamos por uma ferramenta vital para toda a empresa, e que deve ser pensada antes mesmo de sua inauguração: o planejamento tributário. Ao contratar uma consultoria fiscal, os profissionais especializados nisso, ficarão responsáveis por criar, ou otimizar, essa ferramenta tão importante.
Assim, evitam problemas fiscais e ajudam a realizar a projeção de margens e precificação de serviços. E, com isso, serão criadas estratégias para diminuir o pagamento dos impostos das suas operações, de forma totalmente legal. Agem excluindo gastos desnecessários, diminuindo custos e aumentando sua competitividade no mercado.
A consultoria fiscal também faz uma revisão tributária de todos os processos da instituição. Faz isso adequando-os às normas e apontando oportunidades para incentivos fiscais e aumento de margem. Além de lidar com todas essas questões, ainda o auxiliará a tomar as melhores decisões com base na realidade de sua empresa.Isso possibilitará reduzir as possibilidades de multas e demais problemas com a fiscalização. E, ainda poupará tempo e energia para que foque em outras áreas do negócio.
Quais são as diferenças entre assessoria e consultoria fiscal?
Você sabia que “consultoria” e “assessoria” são serviços diferentes? No dia a dia costumamos tomar esses termos como sinônimos, quando na realidade cada uma conta com características e funções próprias. E, é o mesmo que ocorre na área fiscal. Calma, vamos lhe explicar as diferenças!
A assessoria fiscal (ou tributária) é um serviço que analisa e verifica se os tributos da empresa estão de acordo com a atividade praticada, localização, receita, dentre outras questões mais amplas. Assim, orienta a instituição sobre o posicionamento ideal para a execução daquele trabalho.
Já a consultoria fiscal possui um papel mais profundo. Além de analisar, oferece as soluções para que a organização tenha um processo mais eficiente. Age cortando gastos, excluindo tributos desnecessários, melhorando processos internos, auxiliando com processos https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrativos e colocando toda a situação tributária em ordem.
Tanto a assessoria quanto a consultoria fiscal vão ajudar a empresa a melhorar seu desempenho. Porém, são para necessidades distintas. Por ser algo mais “mão na massa”, a assessoria é indicada para problemas mais pontuais. Como por exemplo, lidar com atividades obrigatórias, mas que o pessoal interno não está conseguindo resolver. Então, esses assessores irão ser responsáveis por aquela atuação.
Mas, se sua empresa precisa de uma avaliação aprofundada e diagnóstico para melhorar seu processo interno, a consultoria fiscal é a melhor opção. Isso porque, o foco do time de consultores especializados irá promover atividades focadas em otimizar e reestruturar todo o processo, tornando-o mais ágil e barato.
Por que contratar uma consultoria fiscal?
Agora que você conhece as diferenças entre a assessoria e a consultoria fiscal, deve estar se perguntando: “mas, por que devo contratar uma equipe externa para resolver o meu negócio?” Aqui, vamos te apontar apenas os dois principais motivos:
Protege sua operação
Você sabe as consequências de um processo https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrativo? Além de uma enorme dor de cabeça para os responsáveis, normalmente também envolve multas consideráveis. E, nos piores casos, até prisão. E, pense, tudo isso pode ter sido causado por um erro interno!
Mas, durante a realização de uma consultoria fiscal, todas as possíveis falhas e riscos tributários serão identificados e eliminados. E, além disso, serão implementadas medidas para que não mais ocorram. Assim, fica garantido que todas as normas e políticas sejam cumpridas à risca e que seu negócio não seja surpreendido com uma ordem https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrativa, que interromperia suas operações
Diminui custos
Além da segurança proporcionada ao contar com profissionais qualificados e com vasta experiência, você ainda reduz seus gastos! Isso mesmo, ao analisar o sistema tributário e todos os processos nos quais a instituição está inserida, também são detectados erros e oportunidades antes não vistas. Por exemplo: reduzir os impostos ou alterar algum procedimento. Pode ser por alguma mudança na legislação, escolha de tributação mal pensada ou pagamentos desnecessários. E, será elaborada uma solução para essa falha.
Assim, ao investir em uma consultoria fiscal, o https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrador está zelando pela saúde financeira de sua empresa. Ao analisar os trâmites legais, estudar a melhor forma de pagar os tributos e cortar erros, sua empresa preserva o caixa. O corte pode ser investido na melhoria do serviço ou produto ofertado, ou até mesmo na melhoria do preço praticado. Isso aumenta sua competição no mercado e gera mais lucro.
Conclusão
Como você viu, apesar do sistema tributário brasileiro ser burocrático e complexo, você não precisa gastar energia se preocupando com ele. A consultoria fiscal surge como um ótimo investimento para aumentar a segurança de sua organização, otimizar seu processo e economizar aquele dinheiro necessário para escalar a operação.
Gostou de conhecer mais sobre a consultoria fiscal, uma oportunidade de deixar seu processo mais fácil e barato? Então, vai adorar as nossas atualizações nas redes sociais. Não vai perder a oportunidade de aprender ainda mais, não é? Siga-nos!