O bloqueio judicial de conta nada mais é do que o congelamento dos valores existentes na sua conta bancária.
Enquanto sua conta estiver bloqueada, você estará impossibilitado de realizar qualquer transação ou operação bancária.
Porém, o bloqueio judicial de conta só pode ocorrer em situações específicas, e não pode ser aplicado aos valores impenhoráveis.
Se você quer entender melhor o que é e como ele ocorre, acompanhe nosso artigo até o final e tire as principais dúvidas sobre o assunto!
O que é e como ocorre um bloqueio judicial de conta?
De forma simplificada, chamamos de bloqueio judicial de conta quando a conta bancária de uma pessoa física ou jurídica é congelada.
Assim, se a sua conta for bloqueada judicialmente, você estará impossibilitado de realizar qualquer transação bancária durante o período determinado pela medida.
Ou seja, você até poderá receber dinheiro na sua conta, porém não será possível sacá-lo, transferi-lo ou realizar qualquer outra transação com ele.
Além disso, o bloqueio judicial de conta não está restrito aos valores da conta-corrente. Pode ocorrer em outros investimentos que você tenha com o banco.
Normalmente, o bloqueio judicial de conta ocorre no encerramento ou no desenrolar de processos judiciais relacionados a dívidas não pagas, ou em casos de cadastro irregular na Receita Federal.
O processo se inicia quando o credor recorre à justiça e apresenta propostas de regularização do débito ao devedor.
Caso o devedor não apresente nenhuma defesa, ele recebe uma notificação judicial.
Se ainda assim o devedor não pagar a dívida, o judiciário solicita o rastreamento de todos os bens da pessoa, para que possam ser eventualmente penhorados para sanar o débito.
É nesse momento que o juiz solicita o bloqueio judicial da conta bancária.
Usando um sistema chamado de BacenJud, todas as instituições financeiras nas quais você possuir saldo receberão a ordem do bloqueio judicial de conta.
Em até um dia útil após a notificação, suas contas deverão estar bloqueadas. Além disso, o juiz pode determinar o bloqueio total ou parcial das contas.
Porém, a Justiça não pode bloquear contas consideradas impenhoráveis. São elas:
- Contas salário;
- Contas para receber aposentadorias;
- Contas com valores de pensão;
- Conta poupança com até 40 salários mínimos;
- Subsídios e auxílios do governo;
- No caso de empresas, o valor necessário para a sua manutenção e pagamento de salários também não pode ser bloqueado.
Para este último caso, alguns entendimentos podem levar a um bloqueio parcial. Ou, ainda, dependendo do processo, algumas das contas dos sócios também podem ser incluídas no bloqueio judicial.
Como saber de onde vem o bloqueio judicial de conta?
Como dissemos anteriormente, para ocorrer o bloqueio judicial de conta é preciso ter uma justificativa e utilizar-se de meios judiciais.
Além disso, o processo do bloqueio judicial da conta bancária também exige que o usuário seja notificado sobre a ação, os passos para regularização e desbloqueio.
Mesmo essas notificações sendo parte do processo, o banco é obrigado a ser transparente e informá-lo o motivo do bloqueio.
Até porque, em casos de bloqueio indevido, a pessoa pode realmente não saber por que teve suas contas bloqueadas.
Assim, se você quiser saber o motivo que o levou a sofrer um bloqueio judicial de conta, não hesite em entrar em contato com seu banco.
Eles devem informar a você:
- Origem da ordem judicial;
- Vara/Juízo;
- Número do processo;
- Número do protocolo da ordem.
Por quanto tempo a conta fica bloqueada judicialmente?
Não existe um prazo fixo e pré-determinado para a duração do bloqueio judicial de conta.
Tudo irá depender do seu caso e da decisão do juiz.
Depois que o bloqueio é efetuado, os valores ficam indisponíveis para qualquer operação até que o desbloqueio seja solicitado.
Assim, para que o bloqueio judicial de conta seja desfeito, é preciso uma solicitação formal enviada aos bancos através de uma ordem judicial.
Ou seja, da mesma forma como o bloqueio judicial de conta só pode ser iniciado com o envio da solicitação do juiz, para desfazê-lo é preciso que o juiz envie outra solicitação, mas agora tratando do desbloqueio.
Como reverter um bloqueio judicial de conta?
Como o desbloqueio depende de uma solicitação do juiz, existem duas formas principais de conseguir reverter:
- Pagar a dívida de forma total ou parcial;
- Realizar um acordo com o credor.
Isso porque o desbloqueio da conta bancária só ocorre quando o devedor cumpre as obrigações que motivaram o bloqueio judicial.
Assim, se você sofreu bloqueio judicial de conta de forma devida, ou seja, o bloqueio não ocorreu sobre valores impenhoráveis, para revertê-lo é preciso:
- Entrar em contato com o seu banco para saber os motivos e dados do bloqueio judicial;
- Procurar um advogado para auxiliá-lo neste processo.
Nos casos de bloqueio judicial de conta não é possível resolver a situação por conta própria.
É fundamental contar com o auxílio de um advogado neste processo, pois será ele quem irá solicitar a reversão do bloqueio judicial de conta ao juiz.
Quando seu advogado solicitar o desbloqueio e estiver tudo certo com a questão da dívida, o juiz solicitará a reversão do bloqueio judicial às instituições financeiras onde sua conta estiver congelada.
Porém, quando se trata do bloqueio judicial de conta sobre valores impenhoráveis, conforme elencado pelo artigo 833 do CPC, o desbloqueio pode ser solicitado através de petição.
Mesmo nessa situação, você precisará do auxílio do seu advogado. Por isso, continua sendo fundamental buscar por um advogado especializado para solucionar as questões relacionadas ao bloqueio judicial de contas.
Os documentos que o seu advogado precisará para iniciar o pedido de reversão do bloqueio de valores impenhoráveis são:
- Procuração – se o advogado não estiver no processo;
- Cópias dos documentos pessoais (RG e CPF);
- Extrato bancário da conta bloqueada de pelo menos os últimos 3 meses;
- Documento que comprove a origem do valor bloqueado como sendo impenhorável.
Os documentos que atestam que o bloqueio judicial ocorreu sobre valores impenhoráveis variam conforme sua classificação.
Confira a seguir o que usar em cada caso:
- Poupança – extratos que mostrem, claramente, que a conta é poupança e onde constem os dados bancários;
- Salário – cópia dos holerites dos últimos três meses ou qualquer documentação que comprove ter recebido salário naquela conta nos últimos meses;
- Pensão alimentícia – cópia do acordo homologado ou decisão judicial arbitrando alimentos e pagamento naquela conta específica;
- Aposentadoria – cópia dos comprovantes de pagamento do INSS ou outras previdências nos últimos meses e especificamente na conta bloqueada.
Além de outros documentos que o seu advogado julgar necessário.
Ainda precisa de ajuda com as questões sobre bloqueio judicial de conta? Deixe nos comentários que nossos especialistas irão ajudá-lo.
16 respostas
boa tarde muito informativo vosso artigo, estou passando por uma situação igual, mas com o seguinte desenrolar, foram bloqueados 3 contas com valores que não somaram o total do valor cobrado, mas os valores bloqueados pela ordem judicial foram retiradas das contas.
A minha conta tá na teimosia e foi até dia 25 que ele solicitou de setembro faz trinta dias já tô desesperada e salário e como dia 25 e final de semana como se procede
Depois de entrar com o processo e reverter a situação. Quanto tempo depois eu vejo o dinheiro bloqueado de forma indevida?!
Estou nessa situação a dois meses, ganhei o processo e ainda nada do dinheiro voltar
Excelente o esclarecimento, grato pela informação e ajuda..
Bom dia! Meu esposo teve duas contas bloqueadas a conta no mercado pago que tinha 290 reais mais ou menos e a conta no caixa tem que devia ter por volta de 200 reais. Ele não recebeu nenhuma notificação só as contas bloqueadas. Como fazemos pra descobrir o por que e como devemos preceder?
Minha conta da auxílio Brasil foi bloqueada não devo porq quando me separei faz mas de dez anos quem era administrativo dos pagamentos era ele eu tinha um por cento da empresa nunca ganhei um centavo dessa empresa ago meu aulixio Brasil foi bloqueado sou pobre não tenho outro ganho era minha única renda não sei oq fazer não tenho como comprar alimentos pois dependia desse dinheiro também nem tenho como pagar dívida dele pois perdi tudo só sobrou meus filhos me deram auxílio Brasil porq foram virar minha casa e vivia em estado crítico sem nada de alimento e cem casa de aluguel agora não sei oq fazer fazer
Parabéns pelo artigo, muito bom.
Muito esclarecedor, agradeço as orientações.
minha conta do banco santander retirou pouca quantia 6,12 e disse que era bloqueio judicial mas nao sei da onde veio o que fazer e conta salario e corrente
Tem algum tipo de depósito em algum banco que fique protegido de bloqueio judicial por conta de algum processo de cobrança não resolvido?
Estou em processo de separação judicial tenho em meu nome previdência privada que resgatei 50% dela para despesas pessoais, e deixei os outros 50% intocados por entender que teoricamente pelo nosso regime de casamento, comunhão parcial, pertenceriam naturalmente a ex esposa. Haveria a possibilidade do juiz pedir o bloqueio da minha conta bancária?
Mais a justica pode retirar o dinheiro que esta na minha conta?
Minha conta ñ tem nem dois salários mínimos, ñ ha um valor mínimo pra bloqueio?
O valor solicitado pelo credor é muito superior a isto
Bom dia. Posso encerrar uma conta com bloqueio judicial?
Sou fiadora de um empréstimo e minha conta Caixa tem onde recebia o auxílio foi bloqueada. Obrigada.
Boa tarde, se caso eu encerrar a conta oq acontece?
Bom dia, determinada empresa que se diz loja de crédito me disse que tenho um saldo aprovado (o qual eu fiz a simulação e estou negativada) no valor de 15 mil assinei um contrato e enviei a foto porém disseram que eu precisava de um certificado digital pra ser liberado esse valor …não tenho o e pra tal certificado se não não estaria pedindo o empréstimo agora após alguns dias a empresa disse que como não sei nenhum retorno meus dados foram encaminhados para o jurídico segue a mensagem: Seus dados serão encaminhados para o setor jurídico onde haverá bloqueio de todos os seus benefícios caso tenha algum, bloqueio de suas contas bancárias e seu CPF ficará restrito.
No entanto não caiu nenhum valor na minha conta será possível um bloqueio dia meus dados?