Já imaginou ter em mãos um plano que o orientasse sobre todas as suas possibilidades de aposentadoria? E, que mostrasse qual a mais vantajosa para você? Além disso, o passo a passo de como consegui-la no menor tempo possível? Não, não é um sonho. É o que o planejamento previdenciário te proporciona!
Você é como a maioria da população e possui várias dúvidas sobre a tão sonhada aposentadoria, como por exemplo: a melhor forma de recolher INSS, qual maneira de aumentar seu benefício ou quando irá se aposentar? Continue agora a leitura, pois iremos explicar tudo a respeito do planejamento previdenciário. Não perca!
O que é planejamento previdenciário?
Planejamento Previdenciário é o estudo de todo o histórico do contribuinte, considerando seu tempo de serviço, idade, valores das contribuições previdenciárias, atividades desenvolvidas, e, claro, a legislação vigente aplicada ao caso específico. Com isso, são apurados os resultados conseguidos até então, por meio das contribuições previdenciárias. Além disso, são realizadas projeções matemáticas sobre os possíveis caminhos a se seguir e as melhores estratégias.
Por exemplo: qual período de recuperação do valor investido, a quantia que vai ser recebida e data de início de seu benefício. Sempre objetivando o melhor cenário para o caso em questão. Esses fatores variam também de acordo com o que o segurado almeja, basta combinar com o advogado.
Desse modo, o trabalhador fica ciente do que terá direito de receber e é resguardado contra possíveis erros e inconsistências. Tais como: as contribuições abaixo do mínimo exigido ou acima do necessário, períodos de contribuição não registrados no Cadastro de Informações Sociais (CNIS) e pendências que poderiam atrasar o encaminhamento do benefício. Também se faz muito útil para aqueles que estão longe de se aposentar, que poderão utilizar o planejamento previdenciário de forma estratégica para nortear suas decisões trabalhistas, minimizando falhas e agilizando sua aposentadoria. Então, quanto antes o fizer melhor!
Quais são as vantagens de fazer o planejamento previdenciário?
Além de identificar as possibilidades existentes para se aposentar e apontar a mais vantajosa, garantindo assim anos de descanso de qualidade após seu bom tempo de trabalho, a realização do planejamento previdenciário traz diversas outras vantagens. Citamos aqui as três principais
- Economizar dinheiro
Com a visão panorâmica de sua situação previdenciária, todo e qualquer erro existente poderá ser notado e corrigido. Esses desvios são muito comuns devido à alta complexidade do Sistema Previdenciário, sendo que muitos acarretam grande prejuízo monetário. Entre os principais, podemos apontar as contribuições abaixo do valor exigido, que não serão consideradas no cálculo do benefício, ficando assim perdidas.
Outra situação usual e desconhecida é a perda financeira que começa a ocorrer quando se trabalha além do tempo necessário para se aposentar. O oposto também leva a prejuízo, isto é, iniciar o processo de aposentadoria antes de completar o prazo obrigatório. Isso ocorre, pois, algumas pessoas cometem o erro de deixar de pagar o INSS enquanto o pedido é analisado. Então, no momento que ele é negado terá de repor os meses perdidos.
- Agilizar o processo
De modo a prevenir e minimizar erros que incidirão no bolso do trabalhador, o planejamento previdenciário é fundamental para que o processo de aposentadoria se dê mais rápido. Isso porque muitas falhas pequenas inviabilizam as contribuições já realizadas. Por exemplo: quando é informado o código errado no registro do recolhimento ou registrados períodos já pagos. Esses contratempos impactam não só na contribuição perdida, mas também no tempo de trabalho necessário para a repor.
Portanto, tendo o planejamento previdenciário em mãos, você terá mais clareza em relação à data correta para fazer o seu pedido de aposentadoria. Também pode descobrir e sanar fatores que levam à redução dos benefícios, que são direito de todo segurado. Com isso, você evita prejuízos maiores no futuro.
- Garantir maiores benefícios
Conseguir uma renda mais elevada na aposentadoria, de fato, é algo fácil. Basta planejar com antecedência e de maneira estratégica, corrigindo pontos falhos e tomando as decisões necessárias para um maior resultado. Apesar de parecer complexo, é exatamente o que o planejamento previdenciário fornecerá. Todos esses detalhes condensados em uma única análise, norteando de forma simplificada o caminho a ser seguido, garantindo o melhor benefício.
É importante ressaltar que todos os cálculos obtidos serão uma projeção. Pois, é impossível saber a quantia exata do benefício, já que variará de acordo com reajustes, inflação e mudanças nas normas previdenciárias. Portanto, no momento da elaboração, o advogado utiliza-se dos índices atuais. Apesar de não retratar o valor exato, já é uma informação aproximada e fundamental para o estabelecimento de uma estratégia a longo prazo.
Como e quando fazer o planejamento previdenciário?
Com a Reforma da Previdência, ocorreram várias mudanças no que concerne aos benefícios, cálculos e regras. Por exemplo, para aqueles que começaram a contribuir após sua vigência ou que ainda não cumpriram todos os requisitos para se aposentar, será realizada a média dos seus salários, desde julho de 1994 ou do início do aporte. Por meio desse valor, será subtraída uma quantia, o que vai depender do total de anos de contribuição. E, só a partir disso que se vai obter o montante aproximado do benefício.
Já deu para perceber o quão trabalhoso e burocrático é esse processo, não é? Então, busque a assessoria de um advogado especializado em direito previdenciário. Ele vai ter todas as informações legais necessárias para tirar suas dúvidas sobre as questões pertinentes à Previdência Social. Além disso, o trabalho de elaborar o planejamento previdenciário será dele.
O caminho seguro para manter seus direitos e alcançar a aposentadoria que tanto almeja é elaborando e seguindo seu planejamento previdenciário. Vale ressaltar que, quanto antes você tiver seu plano, mais rápido poderá chegar ao resultado desejado. Garantindo assim, maior número de anos com qualidade de vida.
Ainda não fez o seu Planejamento Previdenciário? Não se preocupe!