Financiamento bancário empresarial, o que preciso atentar?

Está precisando de crédito para fazer um investimento e melhorar o maquinário? Ou tem muitas dívidas? Então, o financiamento bancário pode ser uma boa opção. Mesmo sendo popularizado negativamente, às vezes é a solução que seu negócio necessita para alavancar as operações ou ficar livre de problemas.

Continue a leitura e você verá que o processo é mais simples do que parece. Pode ser que até se anime a fazer um financiamento bancário!

O que é o financiamento bancário empresarial?

Da mesma forma que uma pessoa física pode pegar um financiamento pessoal nos bancos, as pessoas jurídicas também podem. A diferença é que existem linhas de crédito específicas para empresas. Elas levam em consideração outras variáveis, como o segmento da atividade e no que o valor será disponibilizado.

Normalmente, o financiamento bancário empresarial é utilizado para fazer o capital de giro da empresa, investir em ativos que melhorem seu processo ou pagar dívidas. Por exemplo, comprar novas máquinas que vão aumentar a rentabilidade do negócio em curto ou médio prazo.

O processo para conseguir um financiamento bancário é simples. Basta apresentar o pedido ao banco, com a documentação necessária e especificando no que será empregado o valor. Assim, a instituição vai analisar a credibilidade da empresa e dos sócios. A partir disso, a linha de crédito é definida, bem como o prazo para devolução e as taxas empregadas. 

Quando contratar o financiamento bancário empresarial?

Após realizarem o planejamento financeiro do seu negócio, os gestores decidirem que precisam de capital imediato e não tem outro meio de consegui-lo. A empresa não tem dinheiro suficiente e os sócios não conseguem aplicar. O financiamento bancário empresarial torna-se uma opção viável. Percebeu que é apenas em último caso, não é? 

Isso porque quando se faz um financiamento há também o pagamento de juros da contratação, além de outros riscos. Portanto, só é recomendável recorrer a esse crédito para expandir as atividades da empresa. Pois, assim, diminuem as chances dela não conseguir arcar com a dívida, visto que já possui uma base sólida.

Quais são os tipos de financiamento bancário existentes?

O montante do financiamento bancário pode ser utilizado para várias finalidades na empresa. Com isso, as instituições bancárias oferecem diferentes modalidades de linhas de crédito, sendo elas:

Financiamento bancário para investimento fixo

Esse financiamento bancário está diretamente relacionado às atividades de expansão da empresa. O nome “investimento fixo” se deve pelo fato do dinheiro ser utilizado para a compra de bens duradouros para o negócio. Como, por exemplo, novos equipamentos, modernização e novas instalações.

Empréstimo para investimento misto

Esse tipo de financiamento bancário serve para investimento em projetos. Ou seja, quando a empresa está trabalhando em uma nova proposta, mas não tem capital de giro suficiente para arcar com todo o necessário. Exemplo: compra de matéria-prima, recursos tecnológicos, projetistas, pesquisas, dentre outros.

Empréstimo para capital de giro

Se a empresa vai recorrer ao financiamento bancário para repor o estoque, pagar contas ou qualquer outro objetivo para continuar operando, o empréstimo para capital de giro é a linha de crédito escolhida. Existem duas formas de contratá-lo: 

  • de forma isolada – quando não é preciso comprovar a finalidade com que será utilizado;
  • associado a investimentos fixos – quando o valor é usado para comprar materiais necessários para a operação, como mercadorias.

Financiamento bancário de antecipação de receita

Essa modalidade funciona como um adiantamento de valores a serem recebidos. Ou seja, a empresa coloca em garantia algum montante que está para receber. Dessa forma, ela entrega o título ao banco e o valor é depositado em conta. E, isso pode ocorrer de três formas: 

  • desconto de promissórias e duplicatas;
  • desconto de cheques; 
  • faturas de cartões de crédito.

Conta garantida

Funciona como uma conta paralela à conta corrente da sua empresa. Porém, é necessário solicitar para que se consiga o valor. Assim, ele vai cair direto em conta, como uma espécie de crédito rotativo. O problema dessa linha é a alta taxa de juros, maior do que as demais formas de financiamento bancário.

Financiamento bancário para compra

Ele é usado para comprar mercadorias, estoque e matéria-prima, dentre outros. Assim, a empresa realiza a compra com o fornecedor e o banco passa o dinheiro à vista. Dessa forma, consegue negociar um valor mais baixo que o pagamento a prazo. Depois, paga parcelado a instituição financeira.

Venda

Esse financiamento bancário é o inverso do descrito acima. Aqui, a empresa consegue o empréstimo para o cliente e recebe o valor à vista. Cabe ao cliente, quitar a quantia com o banco da forma combinada. Muitas instituições já fazem essa parceria com os gestores previamente, ficando somente a indicação para quando necessitar.

Quais são as vantagens e as desvantagens do financiamento bancário?

As altas taxas de juros são a principal desvantagem do financiamento bancário. Por isso, deve ser feita uma análise de toda a situação da empresa antes de contratá-lo. Outro ponto a se considerar, é que o negócio está adquirindo uma nova dívida. Se houver uma recessão, vai conseguir arcar com o pagamento? Não pode virar uma bola de neve, prejudicando a sua vida financeira.

Mas, se houver um bom planejamento financeiro e um bom controle das dívidas, há muitos benefícios em se contratar um financiamento bancário empresarial. Dentre as principais vantagens estão:

  • a manutenção do capital de giro 
  • o fato de poder deduzir as despesas com juros do Imposto de Renda. 

Agora, será uma solução ou problema? Isso vai depender da finalidade que o gestor vai dar ao dinheiro. Com certeza, a maior oportunidade está em poder utilizá-lo para desenvolver a operação e alavancar seu negócio.

Quais são os cuidados para fechar um financiamento bancário?

Após avaliar a situação da empresa, determinar o objetivo do financiamento bancário e o seu valor,  é a hora de escolher pela melhor instituição financeira. Avalie as linhas de crédito disponíveis em cada uma, assim como as taxas aplicadas. Também, não se esqueça de perguntar pelos documentos necessários e já preparar toda a documentação.

De fato, ao contratar um financiamento bancário é preciso ter muita atenção. Principalmente, no que concerne às variáveis que possam afetar o valor do pagamento. Então, analise o prazo acordado, a mensalidade, as taxas de juros e os limites, para que não seja pego de surpresa. E, não deixe de empregar no objetivo do mesmo!

Como vimos, contratar um financiamento bancário é uma decisão que só deve ser tomada após análise da situação financeira. E, a escolha da linha de crédito varia de acordo com a finalidade para qual será utilizado. Em todas as decisões de uma empresa, há pontos positivos e negativos. Então, fique atento a esses aspectos para não afetar seu negócio.

Gostou do artigo? Pode se interessar por outras assuntos disponíveis no nosso blog. Deixe aqui seu comentário

Post Tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça mais o universo jurídico com clareza, compreendendo seus direitos e deveres em um mundo em constante mudança.

Posts Recentes

Categorias