Commodities agrícolas são um bom investimento?

Na escola aprendemos que commodities são as matérias-primas essenciais para a sociedade e que o Brasil é um de seus maiores exportadores. O que não é ensinado é que ela também é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro! Por ser dividida em quatro tipos: agrícolas (como o café), minerais (o petróleo), financeiras (o dólar) e de recursos energéticos (o etanol). Com isso, temos muitas opções para diversificar os investimentos.

As commodities são usadas de base para a indústria mundial, e sua importância é tão grande que são negociadas como um ativo financeiro. As mais famosas e comentadas com certeza são as commodities agrícolas. Afinal, além de serem pontos fortes do Brasil, são indispensáveis para a população mundial e afetam diretamente nosso bolso. Mesmo se não investimos! 

Já deu para ter uma ideia da importância do assunto, não é? Então, continue a leitura que vamos explicar agora mesmo tudo o que você precisa saber sobre commodities agrícolas. E, como começar a ganhar dinheiro com elas!

O que são commodities agrícolas?       

Commodities agrícolas são os produtos que resultam da agropecuária, como o milho, soja e café. São consumidos pelas pessoas de todos os países, são essenciais para a sobrevivência e matéria prima para vários derivados. Possuem grande importância mundial e movimentam bilhões na economia ao ano.

Quais são os produtos que podem ser commodities agrícolas?

Mas, nem tudo que é colhido é considerado uma commodity agrícola. Para ganhar esse título, o produto tem de ser comercializado nas Bolsas de Valores de todo o mundo. E, isso depende de um alto valor de mercado e ser estratégico, ou seja, deve ser muito valorizado. 

Para isso, uma commodity agrícola deve possuir algumas características:

  • precisa ser produzida em larga escala;
  • possuir características uniformes (apesar de diferenças na qualidade, o produto é o mesmo em qualquer lugar);
  • conseguir ser estocado por um longo período sem ter sua qualidade afetada.

Atualmente, são negociadas na Bolsa de Valores as seguintes commodities agrícolas: 

  • soja;
  • milho;
  • boi gordo;
  • café arábico;
  • açúcar cristal;
  • algodão;
  • suco de laranja;
  • trigo.

Por que investir em commodities?

Como qualquer outra mercadoria, as commodities agrícolas são dirigidas pela lei da oferta e procura. Quanto maior é a oferta, menor é o seu preço. Portanto, quanto mais demanda por essas ações, maior é o valor. Uma característica peculiar deste tipo de investimento é que essa negociação é feita em escala global. Então, seus valores são definidos pelo mercado internacional.

A regra é simples: se há alta demanda internacional do produto, o preço da commodity agrícola aumenta. Se o consumo mundial cai, o valor dela entra em queda. O Brasil depende totalmente da decisão externa de valores, e isso torna a variação muito grande. Essa inconstância se deve às oscilações da oferta, procura e especulações. Também são afetadas devido às instabilidades dos pagamentos nos períodos entre uma safra e outra.

É exatamente nessas oscilações que está a oportunidade de ganhar muito dinheiro. Entretanto, também há risco de perder grandes quantias. Justamente para dar maior segurança aos investidores e produtores, é que as commodities agrícolas são negociadas no Mercado Futuro. O Mercado Futuro é um ambiente controlado pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. 

As operações do Mercado Futuro são feitas por contratos futuros ou minicontratos, em ações conhecidas como hedge. Fique tranquilo, pois não há nenhuma transferência física de produtos! O processo é simples e funciona da seguinte forma: o produtor e o comprador combinam um valor para um lote da commodity agrícola no futuro. Se no dia da liquidação, o preço estiver abaixo do contratado, o vendedor sai ganhando. Já, se tiver acima, quem ganha é o investidor.

Esse processo é quase como um contrato de intenção de compra e venda. E, é benéfico para ambos os lados, pois diminui os riscos que o produtor tem com as constantes oscilações e o investidor ganha se o preço aumentar. Isso faz com que as commodities agrícolas possam gerar altos lucros, mas também podem resultar em grandes prejuízos. Para minimizar esse perigo é que deve ser feito um estudo técnico antes de qualquer decisão. 

Por ser um ativo de alto risco, as commodities agrícolas são indicadas para investidores com perfil arrojado e experiência em investimentos. Ideal para quem já negocia ações e procura diversificar sua carteira. O lado bom é que expõe parte do seu patrimônio ao dólar, o que te protege de possíveis baixas do real.

Como investir em commodities agrícolas?

Assim como outros investimentos de renda variável, para investir em commodities agrícolas você só precisa ter acesso à B3 por meio de uma corretora. Depois disso, já consegue começar a aplicar por um Home Broker (sistema oferecido para fazer as negociações). Entretanto, é preciso analisar as ofertas e emitir uma ordem de compra no pregão eletrônico da BM&FBovespa.

Mas, tome cuidado! O Mercado Futuro é um local de alto risco e não é um lugar aconselhável para começar a se aventurar em investir um dinheiro que não está disposto a perder. Para quem deseja operar commodities agrícolas é preciso acompanhar a situação econômica mundial de perto. Por isso, contrate uma corretora que ofereça conteúdos educativos.

Outra opção bastante atrativa para quem está começando a investir agora e não tem tempo ou interesse em se dedicar no estudo dessa área, são os fundos de capital protegido. Nesse investimento você põe seu dinheiro em um conjunto diversificado de ações. Dentre eles, títulos de renda fixa e outros tipos de commodities, que são https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistradas por um profissional experiente. 

Essa opção, apesar de não render o mesmo lucro que teria, se investisse em commodities agrícolas de forma independente, poupa o seu trabalho, possui menor risco e pode gerar mais retorno do que se você fizesse uma escolha ruim. Por isso, é importante analisar com calma a forma que vai aplicar seu dinheiro antes de iniciar.

Conclusão

Toda decisão de investimento deve ser feita de acordo com seu perfil de investidor e objetivos a curto, médio e longo prazo. Commodities agrícolas são um ótimo ativo por ter uma lucratividade alta. Entretanto, requer disponibilidade de tempo para se preparar e buscar informações atualizadas sobre o mercado para gerar bons lucros.  

Post Tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça mais o universo jurídico com clareza, compreendendo seus direitos e deveres em um mundo em constante mudança.

Posts Recentes

Categorias