Você sabe o que é uma assessoria jurídica e como ela atua? E a diferença entre a assessoria e a consultoria?
Se você quer saber as respostas para essas perguntas e ainda descobrir como decidir entre contratar uma consultoria ou uma assessoria jurídica, acompanhe este artigo até o final. Nós vamos fornecer todas as informações que você precisa sobre o tema para tomar uma boa decisão para sua empresa.
Boa leitura!
O que é assessoria jurídica?
É o serviço que um advogado ou um escritório de advocacia presta para uma empresa, de forma preventiva, auxiliando os gestores nas esferas legais relacionadas ao negócio.
Assim, ao optar por contratar uma assessoria jurídica para sua empresa, você será capaz de:
- Evitar erros relacionados à legislação por falta de conhecimento jurídico;
- Usufruir de benefícios legais;
- Prevenir gastos e danos com processos;
- Ter mais segurança para as ações da empresa
- Encontrar formas https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrativas de resolver conflitos.
Você sabia que uma das grandes redes de fast food, o Burger King, só tem um marketing de sucesso por contar com o auxílio de uma assessoria jurídica?
Isso porque as campanhas que mais geram engajamento para a marca são aquelas que atacam seu principal concorrente. E uma assessoria jurídica nessas situações é imprescindível para evitar qualquer processo contra a empresa.
Imagine se a empresa não pudesse fazer essas ações de marketing por não ter uma assessoria jurídica, será que eles ainda teriam conquistado tanto público assim?
Continue lendo e vamos explicar com mais detalhes as vantagens e a diferença de uma consultoria. Acompanhe!
Qual a diferença entre consultoria e assessoria jurídica?
Uma das principais diferenças é que a consultoria aplica-se de forma reativa, enquanto a assessoria é preventiva, conforme explicamos anteriormente.
Assim, o assessor ou equipe irá desempenhar um papel estratégico na empresa, com caráter mais duradouro. Ou seja, a assessoria jurídica não se atém em resolver um único problema, e sim, a oferecer um respaldo legal mais completo para a companhia.
Normalmente, ao contratar uma assessoria jurídica, os diretores da empresa tem como objetivo principal receber assistência sobre uma determinada área do direito, que é da especialidade daquele profissional. Aliás, é por essa razão que muitos gestores optam por contratar uma equipe em detrimento de um único profissional: para obter auxílio especializado em todas as áreas que competem à empresa.
Além de atuar de forma reativa, nem sempre o consultor atua diretamente nas atividades e setores da empresa.
Basicamente, o trabalho do consultor jurídico é analisar situações específicas e apontar as possíveis soluções, atuando de forma reativa.
Ou seja, o consultor apenas atuará depois que o problema já existir, de maneira mais pontual e teórica, mostrando os problemas e melhorias, mas não necessariamente corrigindo-os ativamente.
Em resumo, enquanto a assessoria jurídica trabalha de forma ativa e estratégica, o consultor jurídico irá atuar aconselhando os gestores para solucionar casos específicos.
E a pergunta final que você deve estar se fazendo agora é: então é melhor contratar uma consultoria ou uma assessoria?
A resposta é: depende. Depende das suas necessidades e objetivos.
Apesar de a atuação preventiva ser melhor que a reativa em qualquer situação do mundo corporativo, pode haver momentos nos quais você irá precisar mais dos serviços de uma consultoria do que de uma assessoria jurídica.
Porém, vejamos agora as vantagens de ter uma assessoria jurídica para a empresa.
Quais as vantagens para minha empresa?
Geralmente, a assessoria jurídica atua em todas as etapas da empresa, desde o momento de abrir o CNPJ até a contratação de funcionários, preparação para receber investimentos, consolidação de contratos, etc.
Para tratarmos das vantagens de ter uma assessoria jurídica na sua empresa de forma mais visual e concreta, vamos considerar uma situação exemplo.
Imagine uma empresa iniciante no ramo de fast food. Essa empresa tem dois cozinheiros contratados, porém, como ela irá participar de um festival grande, ela precisa de mais uma pessoa para ajudar a suprir a demanda.
Durante esse trabalho temporário, essa terceira pessoa demonstra ser boa no serviço e, como a empresa tem crescido e está precisando ampliar seu quadro de colaboradores, é contratada de forma efetiva na empresa.
Mas, nessa história existe um grande porém. O novo cozinheiro foi admitido sem um contrato de trabalho e sem o fornecimento dos equipamentos necessários para realizar o serviço.
Nesta situação, a assessoria jurídica tem como função prever os problemas que esse tipo de contratação pode causar à empresa, aconselhar os gestores e agir para regulamentar a contratação.
O passivo judicial do caso que consideramos cresceu ao realizar a contratação sob esses termos, e eventualmente poderá se voltar contra a empresa.
A grande vantagem desta empresa de fast food contar com uma assessoria jurídica, então, está na prevenção de problemas de ordem contenciosa, jurídica e legal, no sentido de:
- Agir conforme as leis vigentes;
- Ter contratos de serviço com cláusulas que protejam a relação de trabalho;
- Evitar deixar de pagar tributos e taxas por falta de conhecimento;
- E outras vantagens mais.
Conclusão
Embora o papel do assessor jurídico seja mais ativo e preventivo, outro benefício de ter a assessoria jurídica é que esses profissionais também têm a função de diminuir perdas em situações onde a disputa judicial seja inevitável.
Assim, no caso do exemplo anterior, se o colaborador que não possuía contrato assinado entrasse na justiça em busca dos seus direitos, a assessoria jurídica é quem teria a responsabilidade de resolver isso pelas vias menos onerosas, propondo acordos ou mediações que resolvam o conflito, evitando processos judiciais.
Todas as empresas precisam produzir e assinar contratos, ter conhecimento das leis específicas do seu ramo de atividade e saber quais impostos e taxas devem ser pagas. É por isso que ter uma assessoria jurídica é uma importante vantagem estratégica para empresas de todos os portes e atividades, já que em algum momento, todas elas precisarão lidar com questões relacionadas ao jurídico, ao legislativo e com situações judiciais.
Além disso, problemas tributários e trabalhistas são comuns ocorrerem, representam grandes despesas para as empresas, e a assessoria jurídica ajuda a evitá-los.
Agora que você já sabe o que é uma assessoria jurídica, as vantagens que oferece para sua empresa e como se difere de uma consultoria, aproveite para saber tudo sobre processo https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrativo.