5 vantagens de contratar uma auditoria trabalhista

Não seria ótimo deixar de ser surpreendido por problemas trabalhistas? Eles surgem sempre em sua empresa? Imagine se pudessem ser evitados ou minimizados? Ia ser ótimo, não é mesmo? Com uma auditoria trabalhista bem feita isso é possível!  

A auditoria trabalhista é um recurso essencial para um planejamento estratégico efetivo. Ela permite que os gestores identifiquem e consertem os seus pontos fracos, antes que se tornem um problema. Assim,  podem garantir um crescimento saudável do negócio e sem contratempos. 

Interessou-se pela auditoria trabalhista? Então, continue a leitura que você vai entender tudo sobre o tema. Confira!

O que é auditoria trabalhista?

A auditoria trabalhista é um processo de análise que leva à gestão uma visão aprofundada sobre os setores da empresa, principalmente do Departamento Pessoal. Identifica os pontos que necessitam de maior atenção ou que possam ser aprimoradas. Esse parecer garante a qualidade de todos os processos que estão rodando na organização, tanto no âmbito organizacional quanto legal. Além  de permitir a oportunidade de adotar ações eficazes.

Também é uma potente ferramenta preventiva. A auditoria trabalhista é relevante para proteger a empresa de qualquer possível problema e defender os trabalhadores de falhas processuais em sua rotina. Isso faz desse processo um excelente mecanismo para a área de Departamento Pessoal. Pode trabalhar de forma mais pontual na qualidade de gestão dos colaboradores.

Problemas como má https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistração de pessoas, infrações contábeis, insatisfação de colaboradores, adversidades entre departamentos e falhas em processos rotineiros levam a reclamatórias trabalhistas, autuações fiscais e multas. Esses pontos são facilmente identificados e apuradas durante a auditoria trabalhista. Ela permite revisar todos os procedimentos internos e oferece um parecer técnico. Assim, as medidas de correção podem ser trabalhadas onde forem necessário.

Por que realizar uma auditoria trabalhista na empresa?

Ainda não se convenceu da importância dessa ferramenta de gestão? Então, veja as 5 principais vantagens de contratar uma auditoria trabalhista, agora mesmo, para sua empresa:

  1. Maior controle

Durante a análise minuciosa dos auditores, eles descobrem os pontos de atenção e as oportunidades da empresa. Também verificam o nível de conformidade com as informações levadas à gerência. Quanto mais a empresa cresce, mais difícil de se conhecer todos os detalhes. Esses dados levam em conta todos os aspectos da operação, como a jornada de trabalho e reclamatórias trabalhistas, dentre outros. Isso dará à https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistração uma visão imparcial de sua realidade, para que tome medidas pontuais a fim de tornar sua gestão mais eficiente. 

  1. Crescimento sustentável

Um dos principais benefícios que a empresa recebe ao contratar uma auditoria trabalhista, está, sem dúvidas, em tornar os procedimentos eficazes para atingir seus objetivos. Acontece, porque os https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistradores recebem em mãos um relatório detalhado, sobre tudo o que ocorre na organização. Com as informações precisas, podem tomar decisões estratégicas. Ao conhecer os pontos frágeis, podem otimizá-los, permitindo a criação de vantagens mercadológicas. O planejamento de readaptações e expansões melhora a atuação da empresa  no mercado e,  consequentemente, a torna mais lucrativa.

  1. Reduz custos operacionais

Os procedimentos internos mal geridos acarretam prejuízos. Prejuízos que podem ser em forma de custos de operação desnecessariamente elevados, processos ineficazes, multas, aumento de encargos sociais ou até mesmo fraudes. Os riscos financeiros se agravaram ainda mais após a promulgação da Lei Anticorrupção Empresarial, 12.846 de 2013. Ela diz que as pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos https://laurentiz.com.br/wp-content/uploads/2023/11/one-woman-typing-laptop-office-generated-by-ai_41368149-1-scaled-1.jpgistrativo e civil, independentemente do nível de envolvimento no ato. 

Dessa maneira, se qualquer funcionário cometer uma lesão, com conhecimento ou não da gestão, a culpa cairá sobre a empresa. Pode, assim, ser penalizada com veto a subsídios, doações e incentivos fiscais. O bloqueio pode, inclusive, chegar à apreensão dos bens relacionados à ação e multa de até 20% do faturamento bruto. 

Durante a execução da auditoria trabalhista, são descobertos todos os problemas trabalhistas e contábeis do negócio. Esses dados permitem à  empresa reconhecer os custos decorrentes de falhas e/ou evitam de ser pega de surpresa por um contratempo legal. Podem aumentar a estabilidade financeira e otimizar a gestão.

  1. Minimiza problemas com fiscalização

Como comentado acima, a transparência decorrente da auditoria trabalhista, elimina as irregularidades obscurecidas pela falta de conhecimento sobre as operações internas. Consequência essa, que reduz o risco de fraudes e abre caminho para corrigir as infrações na legislação do trabalho. Além disso, diminui as reclamações e evita o agravamento de erros, que é um fator de incentivo para os funcionários se alinharem aos valores da corporação e seguirem suas normas. Evita-se, assim, problemas com a Justiça e Ministério do Trabalho.

  1. Aumento da confiabilidade

A auditoria trabalhista traz com ela, além dos benefícios já citados, o aumento da credibilidade do negócio, tanto por parte dos sócios, quanto por parte de investidores, clientes e principalmente dos colaboradores. Eles são favorecidos por terem todos seus direitos resguardados e procedimentos diários melhorados.  com isso, a imagem da empresa no mercado, melhora de modo geral.

Da forma destacada anteriormente, independentemente do tamanho de seu negócio, a auditoria trabalhista é um processo benéfico e essencial para o sucesso de toda sua operação. É uma ferramenta indispensável para qualquer tomada de decisão. Entretanto, a fim de obter suas vantagens e realmente descobrir todos os riscos que rondam sua empresa, ela precisa ser bem feita. É importante investir em profissionais especializados e de confiança.

Você ainda não sabe por onde começar? Possui alguma dúvida sobre auditoria trabalhista? Empresas especializadas em auditorias e consultorias podem orientá-lo. Você pode também encontrar dicas interessantes em nosso blog semanalmente: https://laurentiz.com.br/blog/ 

Post Tags :

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça mais o universo jurídico com clareza, compreendendo seus direitos e deveres em um mundo em constante mudança.

Posts Recentes

Categorias